Crônicas publicadas no jornal ilheense Foco Regional

Crime organizado dá as caras (15/05/06)

Esse movimento irritadiço do crime organizado é o reflexo mais óbvio, embora nada desejado, de uma sociedade injusta como é a brasileira.

O Pedro Bial terminou o Fantástico contando só uma parte do todo. A que convinha. A parte sobre a dominação social da emissora em que ele trabalha não foi ao ar. A deterioração de valores sociais e a massificação de outros, desnecessários, que ela promove em sua programação, as dívidas da emissora junto ao BNDES, as manobras políticas nos discursos dos âncoras dos telejornais, enfim, a contribuição direta e indireta da Globo para o atual quadro de violência em que vivemos não entrou na fala do Bial.

Fora isso, existe o descaso, por parte dos políticos, com relação a Segurança e a Educação. Policiais que colocam suas vidas em jogo e ganham pouco, um dia, certamente se venderão, pois todo homem tem seu preço.

Grande parte da população, sem educação formal, tem dificuldade em discernir algumas notícias dos meios de comunicação. Essa é uma situação grave e a sociedade que não cobra do político que ela elegeu, que não pede nota fiscal, que compra de camelô, que fica quieta nas demoradas e desrespeitosas filas, que faz gato, que gosta de levar vantagem em tudo e que não pratica a cidadania, essa sociedade está querendo o quê? Ela tem sua parcela de culpa e precisa assumi-la.

Os policiais que se corrompem, extorquem, judiam e se vingam nos presos, estragam e desestruturam a corporação. O policial vendido entrega, de mão beijada, a operação da polícia ao bandido. O bandido, audacioso, avisa com antecedência que algo de podre acontecerá. Ninguém deve ficar surpreso com o que vem acontecendo em São Paulo e no Brasil afora, só mais amedrontado.

Presídio no qual entram armas e celulares, entre outros objetos, é presídio comprado, é presídio no qual alguém está levando um por fora ou então esses objetos são as provas indiscutíveis de que a polícia não sabe prender e manter o bandido preso de maneira segura, e nem vigiá-los, e nem vistoriar os visitantes. E se o fato se repete no mesmo presídio, bom, aí não se precisa falar mais nada.

Enfim, guerra no Oriente Médio nós podemos assistir pela TV, atentados do IRA e do ETA também, e não dói nada. Agora chegou a hora de o Brasil pagar pelas suas mazelas. Alguém ainda acredita em Dias das Mães? Acredita que os traficantes estão só brincando de bandido e mocinho? Acredita que eles não querem dominar o Brasil?

Cidade de Deus é uma boa indicação cinematográfica para esta semana. E, de quebra, sugiro O Jardineiro fiel, do mesmo Fernando Meireles. E a indicação para leitura é sobre a Globo, texto curto e muito bom.

\o/ e boa sorte!